Voz Missionária

Liturgia de Celebração da Páscoa

Acolhida

"É preciso que sempre de novo mergulhemos por muito tempo e sossegadamente na vida, no agir, no sofrimento e na morte de Jesus para reconhecer o que Deus promete e o que Ele realiza. O certo é que no sofrimento se oculta nossa alegria, na morte nossa vida; certo é que, em todos os momentos, estamos em uma comunhão que nos carrega"- Dietrich Bonhoeffer.

Leitura Bíblica: Isaías 12
1 Orarás naquele dia: Graças te dou, ó Senhor, porque, ainda que te iraste contra mim. A tua ira se retirou, e tu me consolas.
2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
3 Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. 4 Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome.
5 Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra.
6 Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.

Oração de Adoração e Invocação
Senhor, obrigada por um novo dia que nasce. E esse dia simboliza para nós, tuas seguidoras e teus seguidores, o dia da vitória. O domingo em que celebramos a vitória de Jesus sobre a morte. Naquele dia, de madrugada, as mulheres foram ao sepulcro buscando prestar a última homenagem ao Seu Mestre com aromas e bálsamos. Porém, ao chegarem ao sepulcro encontraram a pedra removida e o sepulcro vazio. Muitas vezes, buscamos Jesus entre os sinais de morte, mas Ele está vivo e Seu amor supera e nos dá forças para superar todos os sinais de morte. Quando foram contar aos discípulos, eles achavam que elas estavam delirando. Os sinais do poder de Deus sempre parecem delírios para a nossa pequena fé. Obrigada, Senhor, porque alimentaste a nossa esperança e deste ao nosso frágil coração a certeza de que a tristeza da sexta-feira seria superada porque o Teu amor vence todas as forças do mal e impossibilidades humanas. Nós repetimos, por diversas vezes, como o salmista: "Por que estás abatida, ó minha alma e por que te perturbas dentro de mim dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu" (Salmo 42.5). E hoje celebramos a vitória. Reafirmamos que cremos em Ti, mesmo que os sinais de não vida, pandemia e mortes, queiram nos dizer que não. Na manhã desse dia, colocamos nossas vidas diante de Ti, vidas que experimentaram a tristeza do abandono, da solidão e do vazio que a morte de Jesus deixou em nossos corações, uma aparente derrota do mal. Mas, agora, podemos sentir a alegria da vitória e a renovação do Teu poder. Obrigada porque a nossa fé crê e experimenta o Domingo da Vitória, da Ressurreição. Queremos cantar jubilosas o canto da vitória e ficarmos protegidas em Tuas mãos até que passem as calamidades. Amém! - Amélia Tavares.

Hino congregacional: Amor que vence (HE 38)

Confissão

Leitura bíblica: Lucas 24.1-8
1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.
2 E encontraram a pedra removida do sepulcro;
3 mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram- -lhes dois varões com vestes resplandecentes.
5 Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive?
6 Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galileia,
7 quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia.
8 Então, se lembraram das suas palavras.

Reflexão silenciosa
[perdão pelos momentos em que deixamos de buscar a vida no lugar em que ela verdadeiramente se encontra: em Jesus. Existem falsos sinais; um deles, é a realização de obras.]

Palavra de Esperança
E, voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos - Lucas 24.9,10.

Louvor e Ação de Graças
[cânticos de louvor que falem da ressurreição de Jesus Sugestões: Porque Ele vive / Celebrai / Ressuscitou - Diante do trono
(https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/ressuscitou/)]

Edificação

Dedicação

Credo
Dirigente: Creio num Deus transformador,
Todos/as: Que nos conduz da morte para a vida.
D: Creio num Deus compassivo,
T: que a cada dia, nos permite mostrar o nosso melhor
E nos perdoa quando não conseguimos fazê-lo.
D: Creio num Deus amoroso,
T: Que nos oferece a Sua mão e nos ampara sempre Quando percebemos que a nossa autossuficiência falhou... e nos possibilita o recomeço com amor e ternura.
D: Creio num Deus Amigo,
T: a quem podemos confessar nossas derrotas e vitórias, Que nos aconchega como a uma criança e sempre nos aceita e encoraja para viver um novo amanhã.
D: Creio num Deus conciliador,
T: que nos possibilita ir ao encontro do outro, Com igualdade e coração tranquilo.
D: Pela Sua presença amorosa, nos faz crer que, sendo seus filhos/as amados/as,
T: Podemos ousar caminhar rumo à plenitude de vida.
Liséte Espíndola

Bênção do envio
Indo pelas ruas da cidade, missionários e missionárias somos, da Salvação que está em Cristo Jesus;
Proclamemos o amor do Pai, reconhecível em sua obra criadora e criativa;
Testemunhemos a consolação e o poder do Espírito Santo;
A fim de que todo ser que respira conheça e louve ao Senhor!


Rev. Marcos Munhoz da Costa
Liturgia elaborada por Amélia Tavares