Celebração de Pentecostes

Publicado em Liturgias, por Redação em 08/05/2023


Invocação

 

“Centelha que em nosso coração penetra; auxílio que ao alvo nos leva, sem o qual nada tem sucesso, ampara-nos onde caminhamos sem apoio, sê conselheiro quando indecisos estamos, fala Tu quando mudo estamos” – Maria Luise Thurmair.

 

ADORAÇÃO

 

Prelúdio

 

Leitura bíblica: Joel 2.28-31

 

E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões. Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Senhor prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.

 

♪ Cântico: Vem Espírito Divino (HE 65)

Vem, Espírito divino,

Grande ensinador;

Vem, revela às nossas almas

Cristo, o Salvador!

Santo Espírito

Ouve, com favor!

Em poder e graça insigne,

Mostra o teu amor!

Vem, destrói os alicerces

Do viver falaz,

Aos errados concedendo

Salvação e paz!

Vem, reveste a tua Igreja

De energia e luz;

Vem, atrai os pecadores

Ao Senhor Jesus!

Maravilhas grandiosas

Outros povos têm;

 

Bênçãos venham, semelhantes,

Sobre nós também!

 

Oração de Adoração

 

CONFISSÃO

 

Leitura Bíblica: Gênesis 11.1-9

 

Em toda a terra havia apenas uma língua e uma só maneira de falar. Os homens partiram do Oriente,  encontraram uma planície na terra de Sinar e habitaram ali. E disseram uns aos outros: — Venham, vamos fazer tijolos e queimá-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: — Venham, vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue até os céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens estavam construindo. E o Senhor disse: — Eis que o povo é um, e todos têm a mesma língua. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo o que planejam fazer. Venham, vamos descer e confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo. Assim o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e pararam de edificar a cidade. Por isso a cidade foi chamada de Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela.

 

Litania de Pentecostes

Dirigente: Diante da presença divina, tomemos consciência de nossos pecados.

Todos/as: Houve uma vez em que falávamos uma mesma língua na terra. E um arco-íris vindo do céu nos sustentava com uma visão do carinho de Deus.

Dirigente: Mas chegou um momento em que nossas gargantas se apertaram e nossos corações se   ornaram duros. Movidos por sonhos de altivez, quisemos chegar aos céus. Desejamos tocar as nuvens que se aglomeravam em torno dos pés de Deus. Tijolo por tijolo, pedra por pedra. Nossos olhos transbordaram de orgulho.

Todos/as: E assim não víamos a cruel sombra da torre que se punha sobre as nossas cabeças.

Dirigente: E Deus observava esta crescente angústia: o irmão enfrentou a irmã e o pai lutou com seu filho. O amigo ameaçou o amigo e o aliado tornou-se inimigo. Toda língua gaguejou convulsivamente e todo coração transbordou de ódio.

Todos/as: Nossa torre cambaleou e caiu sobre nós e fugimos enquanto um forte vento nos empurrava deserto afora.

Dirigente: Neste dia se confundiram nossas línguas, que agora só sabem murmurar. Nos esquecemos de como lutar pela paz e justiça. Nos esquecemos de nossa origem comum e dividimos a terra em um mundo de dominadores e dominados, um mundo de lobos e ovelhas.

Todos/as: E nós danificamos e destruímos o mundo criado por Deus. Nos esquecemos de como levar a palavra do Senhor a este mundo em guerra. Nos esquecemos de nossas visões e não pudemos ter sonhos. Nos esquecemos de seguir-Te. Perdoa-nos, Senhor!

[Do Presbitério de Madrid – Iglesia Evangelica Spañola]

 

REFLEXÃO SILENCIOSA

 

♪ Cântico: Espírito do Trino Deus

Espírito do Trino Deus

Vem sobre nós

Espírito do Trino Deus

Vem sobre nós

Quebranta-nos, consola-nos

Transforma-nos, transborda-nos

Espírito do Trino Deus

 

ORAÇÃO

 

Palavra de Esperança

“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” – Romanos 8.26, 27.

 

LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Oração comunitária: Sopra em nós o Teu Espírito

Sopra em nós o vento da unidade,

Sopra em nós a tolerância que acolhe,

Sopra em nós o fogo que une o que está dilacerado,

Sopra em nós a graça que supera o ódio

Sopra em nós a vida que vence a morte. Amém.

Inês de França Bento

 

Cânticos de Adoração

[Sugestões: O Espírito de Deus está aqui / Há um doce espírito aqui / Eu navegarei.]

 

Ofertas

 

EDIFICAÇÃO

 

[baseada em Atos 2.1-11]

 

DEDICAÇÃO

Dirigente: Quando o Espírito Santo veio, pessoas diferentes estavam reunidas no mesmo lugar. Em meio a tantas vozes, sotaques, culturas, formas de ser e viver, o mesmo Espírito falou a todas elas. E todo o mundo entendeu. [Pedir que todos segurem suas fitas. Como existem muitas línguas, também existem muitas cores. A comunidade precisa aprender a viver em unidade. Precisamos aprender a ser um. Como fazer esses pedaços de fita se tornarem um? Os pedaços precisam ser amarrados uns aos outros. O dirigente incentiva as pessoas a saírem de seus lugares e irem ao encontro uns dos outros para amarrar os pedaços de fita. Os pedaços devem ser amarrados uns aos outros sem que sobre nenhuma ponta solta. Isto é, deve-se fazer um círculo com os pedaços de fita. Colocar a comunidade

em roda, esticando bem a fita. Todos devem segurar o seu pedaço.]

 

Dirigente: Como vocês podem ver, os pedaços amarrados formam uma só fita. Agora não dá mais para saber onde está o primeiro nó. É um só cordão, mas ainda mantêm sua cor individual. Assim é na comunidade: amarrados uns aos outros pelo amor, no mover do Espírito Santo, mantemos nosso ser individual, mas nos colocamos a serviço da comunidade. [A comunidade reunida deverá fazer a afirmação de fé do Credo do Espírito Santo.]

 

Credo do Espírito Santo

Creio no calor do Espírito Santo que transforma todo o meu ser;

Creio no calor do Espírito Santo que aquece todo coração

na prática da fé;

Creio no calor do Espírito Santo que renova toda a criação;

Creio no calor do Espírito Santo que enternece todo gesto

de solidariedade;

Creio no calor do Espírito Santo que conforta a vida de

todos os marginalizados;

Creio no calor do Espírito Santo que devora todo precon-

ceito e escravidão;

Creio no calor do Espírito Santo que consome toda forma

de injustiça e opressão;

Creio no calor do Espírito Santo que preserva toda a força

e a esperança do reino de Deus dentro de cada coração.

Luiz Carlos Ramos.

 

Oração final e bênção

 

[Liturgia elaborada por Amélia Tavares]


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=