Confederação

Publicado em Artigos, por Redação em 05/09/2023


“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça” – Salmo 92.12-15

 

Querida irmãs

Graça e Paz!

Como é bom fazer aniversário. Como é bom completar mais um ano de vida. Como é bom celebrar com a família, amigas e amigos o dia de nosso aniversário. Como é bom render graças a Deus por ter nos abençoado com um ano de vida pleno. Como é bom sermos lembradas e festejadas por aqueles e aquelas que estão distantes, mas não esquecem e alegram o nosso dia com mensagens de carinho; sim, fazer aniversário é muito bom.

 

Estamos chegando aos 94 anos da nossa revista Voz Missionária – Jubileu de Palmeira. Já tive a oportunidade de escrever aqui que minha trajetória nas Sociedades Metodistas de Mulheres iniciou muito cedo e a revista Voz Missionária foi a responsável por eu ter me encantado por esse trabalho das mulheres metodistas.

 

A literatura cristã que nunca parou de ser publicada, desde o seu primeiro número. Quanta informação, quantas histórias de vida, quantos estudos, capacitações, notícias, motivação e culinária, nas páginas que nos brindam a cada bimestre com sopros de vida quando chega. Uma revista que não esquece nem da criança e nem de nossos irmãos, por isso é chamada de revista da família.

 

Refletindo sobre o Jubileu de Palmeira, imagino, quando penso nessa árvore, que se mostra de espécies diferentes, algumas muito altas, outras mais baixas. Uma árvore que tem a sua importância na criação de Deus, pois dela extraímos muitos benefícios. Uma árvore que consegue resistir à dureza do deserto das terras por onde passou Jesus e onde vivia o povo Israelita, por isso ela é tão mencionada na Bíblia. Quero trazer aqui uma analogia da palmeira com a nossa vida, como mulheres cristãs e com a trajetória da revista Voz Missionária. A primeira imagem ou conceito que vem à mente é a resiliência. Palavra muito usada que demonstra que devemos suportar as adversidades. A Física tem uma definição bem interessante que diz assim: “a energia máxima que pode ser absorvida sem criar uma deformação permanente”.

 

Qual a imagem que vem à sua mente quando lê essa definição? Pense num elástico. Vamos esticá-lo até onde é possível. Se o colocarmos numa tensão maior que ele pode suportar, ele poderá arrebentar. A resiliência é a carga máxima de tensão que podemos suportar sem que soframos qualquer dano irreparável. As palmeiras são assim: elas aguentam as maiores tempestades, furacões, envergam, mas não caem. Suas folhas suportam o sol mais escaldante e podem ficar muitos dias sem água, pois suas raízes se aprofundam tanto no solo que encontram a água que precisam para sobreviver. As palmeiras são exemplos de resiliência.

 

Conosco acontece o mesmo. Várias são as vezes que somos submetidas às adversidades, na igreja ou fora dela. As situações extremas, as mágoas, as situações que nos estressam, tensões que nos levam muitas vezes ao extremo que podemos aguentar, mas como as palmeiras que aprofundam suas raízes no solo para aguentar os ventos fortes e buscar sua alimentação, nós mulheres sabemos onde nossas raízes estão seguras: nossas raízes estão em Deus. Ele é a nossa fonte de alimento e nos dá a força que precisamos para passar pelas tempestades e continuar em pé.

 

Nossa revista também passou, e tem passado, por muitas provações. Tem sofrido com situações adversas, mas como a palmeira e como nós, nesses 94 anos, criou raízes tão profundas e tão firmes, que continua cumprindo a sua missão.

 

Celebremos com alegria e gratidão a Deus, por esse tempo de vida de nossa revista. Cantemos louvores a Ele, pois tem nos abençoado com cada página escrita e inspirado vidas por intermédio dos textos publicados.

 

Como diz a passagem bíblica com a qual iniciei este texto, ainda que cheguemos a um tempo de muitos anos, mesmo assim floresceremos, daremos frutos. Como nossa revista, plantadas na Casa do Senhor e com raízes tão profundas em Sua palavra, proclamaremos a justiça de Deus e a Sua misericórdia.

 

Vida longa e abençoada à revista Voz Missionária.

Deus abençoe a vida de cada irmã e de cada irmão.

 

Um carinhoso abraço,

 

Vera Elaine Marques Maciel

Presidente da Confederação Metodista de Mulheres


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=