Outubro / Novembro / Dezembro 2024
No dia 1º de outubro, celebramos o Dia Internacional da Pessoa Idosa.
O tema do biênio da Igreja Metodista é o combate ao racismo e ao preconceito, dentro e fora de nossas igrejas. Nesta edição, abordamos o tema da Maturidade. Quantas de nossas leitoras já não passaram por situações constrangedoras, por conta do etarismo praticado em nosso mundo?
Amada leitora, você sabe o que significa esta palavra? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o conjunto de estereótipos (como vemos), preconceitos (como sentimos) e discriminações (como agimos) direcionados às pessoas com base na idade que têm. Enraizado na sociedade, o etarismo é uma questão tão séria, que é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um desafio global. Esta forma de preconceito atinge não somente os mais velhos; os jovens também são vítimas dele – ainda que em menor grau. O etarismo é considerado o mais universal dos preconceitos porque independe de cor, gênero, nacionalidade, renda, crença religiosa. No Brasil, é crime previsto na LF nº 10.741/2003.
A capa desta edição traz o encontro de estágios da vida: pelo toque das mãos enrugadas e pelas mãos de uma criança. Afeto e respeito; experiência e desconhecimento; sabedoria e ingenuidade; determinação e insegurança; confiança e dúvida; tantas coisas opostas (ou seriam complementares?) numa simples imagem! Há tanto o que ensinar e há tanto o que aprender quando as diferentes gerações caminham juntas!
“Quando fiz 50 anos, escrevi que em cada aniversário você decide se marcará isso como o fim dos seus melhores dias ou o início do seu melhor momento. Isso ainda soa verdadeiro para mim: tento começar cada dia regozijando-me por ainda estar aqui, pronta para começar de novo. Minha palavra para este ano é louvor. Louvor a Deus, louvor à vida, louvor a cada momento. Começo com elogios e termino com gratidão. Essa é a minha fórmula para uma vida que retribui em abundância e beleza” – Oprah Winfrey, 70 anos, apresentadora americana.
Silvia F. L. Honda
Coeditora