História

O nome da revista está ligado ao "ideal missionário da mulher metodista, tendo por missão a propagação do Evangelho, a divulgação de conhecimentos, de orientação, de educação, levando a todos, mensagens edificantes", segundo a fala de Ottília Chaves. Ottília compartilha como foi o clima da criação da revista: "estas mulheres, apesar de entusiasmadas, sentiam certo alvoroço em seus corações, porque não havia recursos financeiros suficientes e nem podiam prever a reação das mulheres diante da revista".


Em janeiro de 1930, com os recursos financeiros de Leila Epps, imprimiu-se, a título de experiência, mil exemplares, com doze páginas, distribuídos pelas três Federações.


Dois anos após a criação da revista instituiu-se a função de agentes locais. Esta iniciativa, pioneira nos meios de comunicação, foi o primeiro passo vitorioso. A partir daí, a VOZ MISSIONÁRIA foi alçando voo e se espalhando por todo o Brasil nessa linda história de 88 anos. A grande inovação da revista foi a figura da agente local, com seu trabalho voluntário. O voluntariado contribui para um mundo mais justo e mais solidário. No caso da VOZ MISSIONÁRIA, as agentes voluntárias são responsáveis pela divulgação da revista. Mais uma inovação das mulheres desde seu início.


Sabemos que ter uma publicação que sobreviva em um mercado competitivo durante tanto tempo é um grande desafio para as mulheres metodistas. Mas temos a certeza de que a revista tem como missão divulgar a grande mensagem do amor de Deus. A cada edição, comprova que inspira a vida, pois tem alcançado várias gerações que proclamaram e experimentaram o amor de Deus, em Jesus Cristo em suas vidas, por intermédio da leitura dos textos publicados ao longo desses 88 anos.


Sonhamos e trabalhamos para que a nossa revista alcance mais e mais pessoas que possam desfrutar do seu conteúdo e que a VOZ MISSIONÁRIA continue deixando um rastro. O que é rastro? Vestígio, pegada ou sinal deixado ao caminhar. "Que a Voz possa deixar um 'rastro' perfumado, perfume de vida para vida, no encanto de suas páginas que contaram e contam parte significativa da história da mulher metodista brasileira" - Percival de Souza, articulista da revista.


Há 90 anos a revista VOZ MISSIONÁRIA exerce seu compromisso com as mulheres metodistas, dando sequência ao sonho de Miss Epps. Nosso compromisso maior é com Deus e com a missão de ser Voz que anuncia o amor de Deus, que salva, restaura, transforma e renova. E ainda temos um sonho: que toda mulher metodista seja assinante da revista e que mais vidas possam ser alcançadas por este instrumento que semeia, comunica e propaga a fé cristã.


 

Amélia Tavares | Editora da revista VOZ MISSIONÁRIA