Julho / Agosto 2022

Publicado em Edição Bimestral, por Redação em 07/03/2023


Ser solidário é estar lado a lado

As mãos se unem para exercer solidariedade. A atitude solidária é a “doação de si e um desprendimento, seja de ordem afetiva/emocional ou material. E uma forma de exercitar a empatia e tentar manter o olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas”.

Não dá para exercer a solidariedade somente com palavras. A ação solidária exige uma ação efetiva, o uso das mãos, da mente e do coração.

Na capa desta edição, as mãos estão unidas, mas os rostos não aparecem. Eu imagino que temos a união de diversas raças, grupos, culturas, classes sociais e pessoas em uma ação solidária. Os diversos rostos, escondidos nestas mãos, podem ser o seu, o meu... A solidariedade exige mãos que se unam e se estendam na direção daquele que necessita.

Após diversas tragédias, acontece algo muito bonito: a união das mãos em solidariedade. Pena que seja necessário acontecer uma tragédia para que vejamos a solidariedade em ação entre os seres humanos.

A pandemia nos distanciou uns dos outros, do contato físico. Como sentimos a falta de mãos que se unissem às nossas mãos para aquecer nosso coração, trazer o brilho ao nosso olhar. Sentimos falta do contato com outras pessoas para devolver a alegria do encontro, da comunhão e da amizade.

Há um cântico infantil, muito bonito, que afirma o seguinte:

Mão com mão

Mão com mão aquece o coração
Gente com gente faz ficar contente
Se o amor de Cristo está presente
Nosso mundo cresce em união.
Cresce... Cresce... Cresce... (*)


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=