Mulheres sábias vivem o evangelho simples
É impossível pensar evangelho sem pensar em mulher! O evangelho, boa-notícia, começa, no Novo Testamento, com uma visita de um anjo a uma mulher. E a resposta des sa mulher ao anjo é decisiva para toda uma história de boas notícias que nasce depois. Contar essa história é reviver o que somos, o que temos.
À luz do tema nacional da Igreja Metodista de 2025, a Confederação de Mulheres propôs o nosso, qual seja: “Mulheres sábias praticam o evangelho simples”. Logo me pus a buscar na leitura bíblica exemplos desse femi nino sábio que vive a fé de forma simples. E encontrei vários! A história da salvação não aconteceria sem as mulheres, por que Deus mesmo escolheu nos dar uma parte nessa narrativa! Assim, vamos entender na coluna desta edição o que significa a sabedoria e a simplicidade neste contexto!
Conhecendo os termos bíblicos: sabedoria e simplicidade
Para o povo bíblico, a sabedoria é algo distinto de conhecimento. O conhecimento pode e deve ser adquirido por meio dos estudos, leituras, conteúdos apreendidos, experiências de vida. A sabedoria, por sua vez, era inicialmente qual quer saber prático – saber fazer. Um termo hebraico para “sabedo ria” é chokmá (translit.). O outro é tushiya, que significa “sabedoria que conduz ao sucesso prático”. Também existe um significado que associa a tushiya a “sucesso duradouro” e isso está ligado mui to mais ao bem-viver, ao bom pro ceder do que propriamente à ideia de sucesso a que estamos habitua das a perceber, como uma carreira próspera, bens materiais etc. A sa bedoria tem ligação direta com o coração ou caráter do ser humano que observa os feitos de Deus e entende seus mandamen tos, usando-os para promover a vida.
A sabedoria humana, assim, deriva da observação da natureza (obra de Deus), da experiência e das relações hu manas. Sabedoria é a capacidade de entender o mundo e a existência e de encarar, enfrentar e vencer os desafios à luz dos mandamentos divinos. Por isso, a sabedoria divina gera um temor genuíno de Deus: “A vida do sábio consiste em entender e aceitar as normas que vigoram no mundo criado por Deus, sujeitar-se a elas equivale a respeitar a vontade do criador. Temor do Senhor, portanto, é conhecer as leis de Deus e viver de acordo com elas” (Dicionário Brasileiro de Teologia, p. 886).
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo usa a palavra grega “sophia” para falar de Cristo como sabedoria de Deus (theós sophia) em 1 Coríntios 1.24. Paulo, como ju deu, aponta que a sabedoria não é, como para os gregos, de quem herdamos essa ideia, um conjunto de conhecimen tos, uma intelectualidade, um conjunto de informações.
Cristo é a sabedoria de Deus porque Nele reside a mes ma capacidade de realizar que existe em Deus. É por esta ideia principal que o Espírito Santo vem como capacitador e ajudador, para que as pessoas possam fazer as obras que são determinadas para fazer em Deus. Não se trata de me nosprezar ou diminuir o conhecimento, mas dar-lhe sem pre finalidade: sábio é quem usa o conhecimento recebido para fazer o bem e para obedecer às ordenanças de Deus.
A Bíblia tem diversos termos traduzidos por “simples”. Alguns deles com o sentido de alguém incauto, imaturo, que não tem malícia e, por isso, até pode ser facilmente enganado. Contudo, outra acepção de simples constitui o que nos interessa. Simples é, de acordo com a teologia neotestamentária, a natureza de Deus. Porque uma palavra que se aproxima desse sentido é integridade.
Aquela simplicidade do evangelho é a simplicidade de sua inteireza. O evangelho não é composto de muitas par tes, o que corre o risco de sua depreciação. Assim como Deus não é composto de muitas partes, mas Ele é de uma só e mesma natureza, como se define a Trindade: um Deus, mesma natureza e substância, revelado no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
O evangelho é simples porque é inteiro. É simples por que é singelo, despretensioso, alcançável a tal ponto que até os que perderam a razão conseguem atingi-lo (Isaías 35.8). Somente o imundo não pode andar por ele, porque sua natureza não é inteira. É preciso um alinhamento entre o caminho e os caminhantes.
Outra qualidade da simplicidade é a inteireza das inten ções. O evangelho é simples porque ele não esconde inte resses, nem vaidades, nem parti darismos. A essência do evange lho é o amor, por isso, é simples: não precisa de línguas de anjos, nem de címbalos retumbantes (1 Coríntios 13).
As mulheres sábias e o evangelho simples
Nesses conceitos bíblicos e teológicos encontramos a cone xão entre o evangelho e as mu lheres. Desde os tempos bíblicos, muitas delas não tiveram acesso a grandes riquezas, a postos eleva dos ou a uma instrução qualifica da. Sequer tinham acesso ao local de adoração em muitos momen tos da história.
Isso, porém, não impediu seu coração inquieto por Deus de en contrá-Lo nas situações mais co tidianas e de serem encontradas por Ele nos caminhos da existên cia, às vezes fáceis, às vezes som brios. Em todo o tempo, a fé das mulheres ecoa e nos anima para os nossos dias atuais.
Bispa Hideide Brito Torres
8ª Região Eclesiástica
(DF, GO, MT, RN e TO)
hideide@gmail.com