Mulheres Santificadas para servir

Publicado em Voz e Você, por Redação em 28/03/2023


"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo - Isaías 43.18,19

Ticiano, um artista do século 16, tem uma pintura chamada "A Alegoria da Prudência".Nela, ele retrata a prudência como um homem com três cabeças. Uma cabeça é a de um jovem olhando para o futuro; a outra de um homem maduro observando o presente; e, a terceira, um homem idoso fitando o passado. Acima das cabeças, Ticiano escreveu uma frase em latim, cuja tradução é: "Do exemplo do passado, o homem do presente age de forma prudente para não colocar em risco o futuro".

Precisamos deste tipo de sabedoria para vencer a ansiedade criada pelos fracassos do passado e os temores de repeti-los no futuro, e ter uma vida plena. A Bíblia apresenta muitos personagens que viveram com esta sabedoria em mente. Um deles é o apóstolo Paulo. Ele foi capaz de "esquecer" o seu passado e olhar com antecipação para o futuro, conforme afirma o texto de Filipenses 3.12-14.Isto não significa que sua memória foi apagada, mas que estava livre de qualquer culpa ou orgulho que talvez tenha sentido por causa de seus atos do passado.

José do Egito foi outro personagem capaz de esquecer toda a maldade que seus irmãos praticaram contra ele, até desejaram sua morte, por fim, venderam-no para mercadores midianitas. José acolheu toda família e, quando seu pai morreu, seus irmãos acharam que seriam expulsos do palácio. José trouxe à tona toda a maldade dos irmãos, que intentaram o mal contra ele, mas José foi capaz de perdoá- -los e os tratou com cordialidade e amor (Gênesis 50.20). Sua vida era parte de um plano muito maior que Deus traçara para ele e para o povo. José não podia perder tempo olhando para o passado.

Neste texto de Isaías, Deus afirma que está fazendo coisas novas, mas o povo está vivendo no passado e não consegue ver o novo de Deus. A exortação divina, por meio do profeta Isaías é "não vivam no passado".

O povo de Israel saiu do Egito, da escravidão, rumo à libertação, mas estava sempre olhando para o passado, para o tempo de escravidão. Aqui, repete-se a mesma situação. Deus está fazendo coisas novas, mas o povo não percebe: está com os olhos fixos no passado e, por isto não consegue perceber o novo que Deus está realizando.

Não somos computadores, onde simplesmente apagamos os arquivos indesejados. Este processo é bem difícil no ser humano. Este processo é lento e difícil, mas libertador. Por isto, a vida exige que velhos arquivos sejam queimados. Precisamos abrir as gavetas e verificar algumas coisas que ainda guardamos como defesa. Na vida da/o cristã/o as "coisas antigas já passaram" - 2 Coríntios 5.17. Para que ficar remoendo quem nos ofendeu, nos perseguiu, nos traiu, nos prejudicou? Não queremos lembrar as coisas ruins, tristes e desagradáveis. Deus esquece o nosso passado feio, triste e cheio de maldade e vai além. Deus joga tudo no fundo do mar, segundo o profeta Miquéias 7.18,19. A expressão "lançar nas profundezas do mar" é uma metáfora para indicar algo irrecuperável; isto é, algo que ficará definitivamente perdido. Deus não se lembra mais. Dwight L. Moody afirmava que Deus coloca uma placa: "É proibido pescar".

O pastor e psicólogo Seamands, conta uma história em um dos seus livros sobre uma mulher que foi traída pelo seu esposo. Após um tempo de aconselhamento com o casal, eles decidiram recomeçar seu casamento. A esposa resolveu dar uma segunda chance ao marido. Porém, as coisas não estavam funcionando. Um dia, aquela mulher levou ao pastor Seamands, várias cartas que comprovavam a traição do marido. Ela resolveu dar uma nova chance ao casamento, mas estava apegada ao passado. Aquelas cartas eram uma prova da traição, mas faziam com que ela vivesse no passado. A mulher recebeu como conselho queimar aquelas cartas. Ela deveria queimá-las; o pastor Seamands não poderia queimá-las por ela.

Querida irmã, estamos diante de um novo ano. Vivemos momentos difíceis nestes últimos anos: pandemia, doença, perdas, morte, violência.Mas, em meio a este contexto, não podemos perder a esperança. Viver com esperança exige que os nossos olhos estejam olhando para o futuro, para o novo que Deus quer realizar em nossas vidas.

O último livro da Bíblia, o Apocalipse, termina falando que, embora as dificuldades da vida sejam fortes e quase imbatíveis, João assegura que "a vitória de Deus é consumada com a criação de um novo céu e uma terra". É o novo mundo, diferente do velho. Apocalipse, que fala de renovação, de reencontro com Deus e de uma vida sem dor, sem lágrimas e sem sofrimento. Jesus afirma: "Eis que faço novas todas as coisas" - Apocalipse 21.5.

Que possamos viver o novo de Deus neste novo ano, seguindo os Seus passos com alegria.

Com carinho,

Amélia Tavares


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=