Voz e Você

Publicado em Voz e Você, por Redação em 23/01/2024


 

Depois destas coisas, olhei, e eis que havia uma porta aberta no céu. E a primeira voz que ouvi, que era como de trombeta ao falar comigo, disse: Suba até aqui, e eu lhe mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas – Apocalipse 4.1

 

 

João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para subir e ver as coisas sob uma nova perspectiva, a perspectiva divina. Muitas vezes, enfrentamos situações na vida que exigem uma nova concepção, uma nova visão e nada melhor do que a visão de Deus. Na vida, encontramos muitas portas: portas fechadas, entreabertas, pesadas, leves e, algumas vezes, abertas como esta que João encontrou. A grande questão é como vamos nos sentir diante da porta que está à nossa frente.

 

O escritor e jornalista, Philip D. Yancey, escreveu uma meditação para o “Pão Diário” – Diário de Oração onde ele conta uma experiência muito inspiradora: Um prisioneiro que sobreviveu por 14 anos num presídio cubano contou como ele manteve vivas a sua alma e suas esperanças. “Não havia janela em minha cela, e então construí mentalmente uma na porta. Em minha mente ‘via’ uma linda cena montanhosa, com água escorrendo das fedas sobre as rochas. Esta visão tornou-se tão verdadeira para mim que eu podia visualizá-la sem esforço toda vez que olhava para a porta da cela”.

 

Aquele prisioneiro olhava para uma porta fechada e criou uma janela imaginária que lhe ajudou a vencer aquele tempo de prisão. Esta pessoa tinha uma visão esperançosa da vida, mesmo num lugar tão inóspito como uma prisão. Diante das lutas e dificuldades da vida, a nossa tendência é pensar que não tem mais saída; que chegamos ao final das possibilidades. Lembramo-nos do povo ao sair do Egito, com o Mar Vermelho à sua frente, o exército do Faraó numa perseguição ferrenha e a ordem divina foi: “Diga ao povo que marche!”. Ao marchar, mesmo diante das circunstâncias adversas, o povo experimenta o poder de Deus porque o Mar Vermelho se abre diante dos seus pés e atravessa o mar a seco.

 

O apóstolo João subiu por aquela porta e vai para junto de Deus. João fica admirado e vê muitas coisas que Deus preparou para os Seus filhos. A sua visão de Deus, sentado no trono, nos dá a certeza de que nada escapa ao controle divino. Nós vivemos e vemos as coisas sob a nossa perspectiva terrena, mas Deus colocará tudo nos seus respectivos lugares para que se cumpra o Seu propósito em nossa vida.

 

Estamos diante de um novo ano: 2024 coloca-se diante de nós com possibilidades; novas perspectivas, mas também com suas lutas: todas as questões não resolvidas de 2023 entram em 2024. A grande questão é “Como agir?”. Ficaremos paralisados? Marcharemos? Ou atravessaremos a porta aberta na certeza que não estamos sozinhas? Deus está ao nosso lado e sua presença é fonte de força e alegria. Milagres acontecem quando Deus está ao nosso lado. A promessa do anjo para Maria foi: “para Deus não há nada impossível” (Lucas 1.37). Nós vivemos limitados pelas nossas impossibilidades humanas, nossos medos, incertezas, muitas vezes, nos paralisam e nos impedem de caminhar. Precisamos ouvir o convite de Deus para subir e experimentar a perspectiva divina.

 

Era uma vez, no país das mil e uma noites... Um rei muito polêmico por causa de seus atos. Ele pegava os prisioneiros de guerra e levava para uma enorme sala. Os prisioneiros eram enfileirados no centro e o rei gritava, dizendo:

— Eu vou dar uma chance para vocês. Olhem para o canto direito da sala.

 

Ao olharem, os prisioneiros viam alguns soldados armados de arcos e flechas, prontos para agir. — Agora – continuava o rei –, olhem para o canto esquerdo. Ao olhar, todos os presos notavam que havia uma horrível e gigantesca porta negra.

 

O rei posicionava-se no centro da sala e gritava:

— Agora escolham: morrer cravados de flechas ou abrir rapidamente a porta negra e entrar, enquanto tranco vocês! Agora decidam, vocês têm livre arbítrio! Escolham!

 

Todos os prisioneiros tinham o mesmo comportamento: na hora de decidir, chegavam perto da grande porta negra, de mais de cinco metros de altura, olhavam para o seu aspecto horripilante e imploravam: “Queremos morrer flechados!”.

 

Um a um, todos agiam assim: olhavam para a porta negra e para os arqueiros da morte e diziam ao rei: — Prefiro ser atravessado por flechas a abrir a porta negra e ser trancado lá. Milhares optaram pela morte por meio das flechas!

 

Um dia a guerra acabou. Passado algum tempo, um daqueles soldados flecheiros estava varrendo a enorme sala, quando o rei adentrou o salão. O soldado, com toda reverência, disse ao rei:

— Sabe, ó grande rei, não se zangue com seu servo, mas, eu sempre tive curiosidade e agora que acabou a guerra... O que existe além da porta negra?

 

Ao que o rei respondeu: — Lembra que eu dava aos prisioneiros duas escolhas? Pois bem, vá e abra a porta negra!

 

O soldado, trêmulo, virou cautelosamente a maçaneta e sentiu um raio puro de sol beijar o seu rosto e o chão da enorme sala. Abriu mais um pouquinho a porta e mais luz e um gostoso cheiro de verde inundaram o local. O soldado notou que a porta negra abria para um caminho que apontava para a grande estrada. Foi aí que o soldado percebeu que a porta negra levava para a liberdade! Lembre-se que na vida, as portas abrem-se e fecham-se. Não tenha medo de entrar por novas portas, mas a melhor porta é aquela que leva para perto de Deus.

 

Neste novo ano, abra-se para o cuidado divino. Deixe Deus cuidar de você e experimente o milagre de Deus e o novo de Deus. Tenha um ano abençoado.

 

Com carinho,

Amélia Tavares


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=